segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Curva de Possibilidades

"CPP é uma sigla para Curva de Possibilidades de Produção. E o que mostra uma CPP? Ela ilustra graficamente todas as combinações possíveis entre os escassos Fatores de Produção de uma economia, ou seja, dada a produção atual, o quanto a sociedade precisa sacrificar um determinado bem para produzir outro." Foi basicamente isso que eu aprendi em uma das minhas aulas de Economia de Mercado e acho que jamais vou esquecer. Essa tal de CPP já me ferrou em duas provas, mas me ajudou muito a entender certas coisas da vida.
Não é tão complicado de se entender esse gráfico. Eu, por exemplo, pensei na minha vida: para viver em São Paulo ao lado do grande amor e realizar o sonho de cursar minha faculdade lá, precisei renunciar à vida que construi aqui. Ou seja: Dada a minha vida e tudo o que nela construí em Campo Grande (minha produção atual), precisei sacrificar a presença das minhas amigas e da minha mãe (meus bens) para viver ao lado do Victor (meu outro bem). Porém, tudo o que eu aprendi (no caso, os Fatores de Produção, que são os elementos básicos utilizados na produção dos bens) vou levar comigo pro resto da vida. E porque os FP são escassos? Porque ninguém pode saber tudo, oras! Aprendemos o suficiente pra viver a nossa vida até o fim.
É por isso que o ser humano passa a vida se sentindo tão incompleto. Porque a cada escolha que se faz, existe algo necessário à se renunciar. Não se pode ter tudo: é fisicamente e economicamente impossível. Por isso precisamos ser coesivos às escolhas, e ter sempre foco no resultado.
É isso. Hoje às 21:00hs eu embarco com as minhas malas e com tudo o que aprendi. Amor, me espera que eu to voltando!

1 comentários:

XDOOMX disse...

eu nao entendi mto vida.-. mas oq eu sei com certeza é uma coisa.-. eu te amo e vou estar com vc nao importa o quao fechada seja essa curva.-.